sexta-feira, dezembro 21, 2007

SONETOS 038

Não quero me apartar, assim, da vida;
Nem quero te deixar tão insegura.
Sabemos que vivemos de saída,
Temendo não viver senão tortura.

Toda lembrança trago de meus dias
Nos dias em que fomos aprendizes.
Agora, mais maduros, na harmonia,
Podemos nos dizer bem mais felizes...

As dores que te tocam,atormentam,
São coisas que passamos desde outrora.
De sonhos, os amores, se alimentam.
Prazer já nos envolve e nos devora...

Eu quero te encontrar sob o edredom,
Rolarmos nesta noite em mesmo tom...

XXX

Na noite desta estrela maviosa
Que brilha como um sol dentro de mim,
Perfunde o coração, perfume e rosa,
Trazendo a luz solar que quero, enfim...

Eu sinto que este raio que me queima
Se faz tão radiante que devora...
Perdoe, meu amor, por tanta teima
Minha alma em tua alma se decora.

Se noite, sou soturno passarinho,
Que tenta corujar nossos desejos.
Se esqueço tanta vez do nosso ninho,
Aguardo a sensação dos quentes beijos.

A lua tantas vezes, cor de prata,
Espera o quente sol, ardendo a mata...

XXX

São vários os caminhos que percebo,
Nas curvas mais difíceis derrapei.
Se tenho tantas coisas, não concebo,
Esse medo da vida, que entranhei.

Eu tenho tantas coisas por dizer
Apenas não consigo mais sonhar.
O quanto foi medonho reviver
Os dias tão distantes, triste mar...

Agora que não vejo mais saída,
Agora que estas portas se fecharam;
Agora que não temo despedida,
Agora meus caminhos se encontraram.

E posso, enfim, dizer que tenho abrigo,
No verdadeiro afeto de um amigo!

XXX

Não quero que me fales destas dores
Que tanto me maltratam quanto a ti.
Vivendo o que me resta dos temores
Do tempo, solitário, em que vivi.

Eu sinto que jamais terei descanso
Se nada mais fizer em prol do amor.
A noite, em pesadelo, não alcanço,
Não quero ser somente um sonhador.

Eu quero o teu carinho, meu remédio,
Eu quero o teu desejo em toda aurora.
Eu quero que me venhas, teu assédio
Eu quero minha senha: vem, agora.

Nos raios divinais, neste luar.
Só quero o teu amor, somente amar!

XXX

Se te quero tão linda lembrança
Tua voz não me canso de ouvir
Se não trago nenhuma esperança
Teu cantar não me faz prosseguir.

Quero o gosto mais doce da cana
Extraída em garapa e melado.
Não se importe se a vida me engana,
Quem me dera, por ti, ser amado.

Maus momentos a vida me trouxe,
Mas não deixo de ser otimista.
Tua boca tão mansa e tão doce,
Nesse mundo, não há quem resista.

E te quero, a meu lado, querida,
Nossa sorte jamais foi vencida...

XXX

Qual fogo que incendeia um universo
Em versos pretendia ser incêndio.
Às voltas com desejo tão diverso,
Amar não representa vilipêndio.

O rosto mais gentil que n’alma vejo,
Se ascende aos espaços dos meus sonhos.
Se acende tantas chamas do desejo,
Augustos sentimentos, tão risonhos...

Ditosa sensação que tanto inflama,
A chama que me queima e não demora.
Minha alma quando implora, sei que te ama,
Um sentimento intenso quer agora.

Não creio que meu medo, solto ao vento,
Impere em nosso amor, feito tormento...

XXX

Versando por diversos universos
Em várias vestimentas me desnudo.
Repito tantas vezes os meus versos,
Versões do mesmo tema são, contudo...

Eu quero uma alegria soberana
Trazendo uma esperança tão fantástica
Sem lágrima, sem dor, nunca se engana
E trama essa notícia tão bombástica.

Do riso que inebria e que transborda,
Que salva do mergulho sem temor.
Usando como bóia, como borda
As garras tão divinas desse amor...

Eu quero te cantar a fantasia,
Nos fogos de artifício da alegria...

XXX

Eu quero, deste amor, predestinado,
Saber de cada passo e cada manha...
Deitado calmamente aqui do lado
Saber dessa alegria, enfim, tamanha...

Eu quero a sedução de cada toque
Envolto nas loucuras do prazer.
A vida não permite que outro enfoque
A tantas fantasias possa ter...

Eu quero perdurar na tua vida
Não ser apenas simples meteoro.
Pois saibas meu amor, minha querida,
Falando francamente: eu te adoro!

Oráculos benditos me contaram:
Dois seres infinitos que se amaram...

XXX

A noite emoldurada na janela
Tecendo com estrelas um tapete.
Nas franjas maviosas desta tela
O olhar de minha amada se reflete.

Com estrelas, cometas, branca lua,
Num sonho tão incrível, mergulhei.
Espalham claridade pela rua
No quadro mais bonito que sonhei.

Em fogos de artifício amor doideja
Invade cada canto desta casa.
Amor que tão dileto se deseja;
Acende neste quadro intensa brasa.

Sem medo da tristeza que me ronda,
Sou nauta que, em teu corpo, lança sonda...

XXX

Se traço meu poema sem seus traços
Em falsas falas fomos tão medonhos.
Os sonhos que anteponho nos espaços,
São gastos, nem tão castos ou risonhos.

São versos inauditos e sem rumo,
Ditados pelo gozo e por prazer.
Se quero te beber, tomar teu sumo,
A vida me obrigou a obedecer.

Feliz de quem se quis e conseguiu,
Se quis o teu amor, maior é Deus.
Se fiz de tentativas, mais de mil,
Não vejo outro sinal, senão: adeus.

Mas sinto que esta noite serás minha,
Eu quero, ao te encontrar, perder a linha...

XXX

Qual fora peregrino, sem descanso,
Em prol de tanto amor que não desgasta.
Perdido sob as luas que eu alcanço,
A mão tão delicada, não me afasta.

Sem danos, desenganos ou mortalhas,
Amor se traduziu em vários versos.
Com força e tal perícia com que entalhas
Os sentimentos santos e diversos...

Eu fiz minha canção pensando em ti.
Nas horas carinhosas que tivemos.
Se, embalde, tanta dor eu já sofri,
As lutas mais complexas, nós vencemos...

E somos gomos, todos desta fruta,
Que acalma qualquer força, mesmo a bruta...

XXX

Mergulho sem temer tuas procelas,
Enveredo-me, louco, no teu sol.
Meu amor não se esquece, abre as velas
E te sabe cigano amor, farol...

Quero saber de tocar teu corpo inteiro,
De beijar tua boca, sem receios.
Sabendo que um desejo verdadeiro
Necessita de nucas, bocas, seios...

Em teus raios dourados, minha amada,
Todos atracadouros quero em mim.
Desembarcar na praia ensolarada,
E beijar cada porto, cais, enfim...

Em teu mar vou deitar-me, ser areia,
Uma onda a me lamber, na lua cheia...

XXX

Refém destas quimeras tão antigas,
Nas ondas deste mar interminável.
Nos recitais da morte, nas cantigas,
Sabendo deste amar inesgotável.

Nos tenebrosos vales da incerteza,
Suado, sem sentido, quase morto.
Sujeito às vãs loucuras da tristeza,
Sem ter, nem madrugada, ao menos; porto.

O mar que, ao longe, brame, violento;
Trazendo, em sua voz, meu infortúnio.
Revolto sob a luz do céu cinzento,
Saudoso desta noite em plenilúnio...

Refém das ilusões da mocidade,
Ancoro em meu amor, tua amizade...

XXX

Minhas palavras são, deveras, tuas.
Meus versos se inebriam do teu sol.
As musas que sonhara, belas, nuas,
Festejam cada amar, nosso lençol...

E sinto o desfilar de teus momentos,
No amor que sempre foi um bom licor;
Vivendo tão divinos sentimentos,
A base do que seja um grande amor.

Eu quero que tu sintas o meu toque,
Nas tantas emoções que nós trocamos.
Amar é sempre nosso sonho; enfoque
De tantas alegrias que sonhamos...

E saiba que me canto é sim, p’ra ti;
Com emoção sem par, estou aqui!

XXX

Uma esperança atenta me domina,
Revigorando a lei duma amizade,
Que cedo, me conforta, sendo sina,
E cessa, num segundo, a tempestade.

A fé que sempre tive no futuro,
Todas essas agruras que carrego.
O canto que tramaram, tão impuro,
É nele que me negam, que me cego.

Navego por estrelas de esperança,
Esquivo-me da dor cantando loas
Ao sonho de viver numa aliança
Que me trague notícias sempre boas...

Fugindo desta luta, má, cruel,
Tua amizade leva-me pr’o céu!

XXX

Das mágoas que causei-te, meu amor,
Guardadas num recanto da lembrança.
Vencendo as tempestades sem pavor,
Vivendo simplesmente da esperança.

Alcanço teu olhar e já me aparto,
Me afasto de teus lábios, mas te quero...
Amor que se partiu deseja um parto,
Renovo os sentimentos, sou sincero...

Amada essa certeza me acompanha,
Eu quero me entregar aos teus caminhos..
Nas águas desta vida amor se banha
E sonha com montanhas de carinhos...

Desculpe se te causo algum rancor,
Querida; peço; aceite o meu amor!

XXX

Tantas vezes te canto em meus versos
Tantas quantas eu for mais capaz.
Pela lua, teu mar, universos,
Vou cantando meu canto de paz.

Somos todos, amiga, esperanças
De um futuro sincero e feliz.
Novas noites se embalam nas danças,
Coração, um eterno aprendiz.

Falo sempre em amor, amizade,
Dois cristais que formaram meu canto.
Minha amiga, saber liberdade,
É saber decifrar teu encanto.

Não se esqueça, por fim, companheira,
Ser feliz? Mergulhando-se, inteira!

XXX

Vivendo essa promessa, primavera,
De flores deleitosas, fascinantes.
Quem sabe nosso amor transforme as eras
E nada seja igual, como fora antes...

Amor quando demais se manifesta
Em risos, em promessas promissoras.
Viver o nosso amor imenso é festa,
Que faz de nossas vidas sonhadoras...

Não quero que tu penses em mais em luto
Nem
te quero perdida, sem ter rumo.
Por tanto que te quero sempre luto,
Aos braços de quem amo, sempre rumo...

Primavera que sonho, flores, molhos...
Amores espalhados, sem abrolhos...

XXX

Dos lírios tu roubaste seus perfumes.
Das rosas tu me deste seus espinhos.
Da noite que invadiste de ciúmes,
Rompantes delirantes, nossos ninhos...

Entrego-te meu ar quando respiro
Entrego-te meu sonho quando queres.
Em busca deste amor, quase reviro,
Os mares, ares, ruas, se quiseres.

Sou frágil se não tenho sua brisa,
Sou fácil quando queres namorar.
Amor quando puder, então me avisa,
Que a noite não se cansa de esperar.

O vão de nossos sonhos, infinito,
Espera em teu calor, amor bendito...

XXX

MEU GRANDE AMOR...


Entre nós, diferenças benfazejas.
Sem medo nem sequer uma disputa.
Quem ama não pretende alguma luta.
O que quero, nem sempre tu desejas.
Se somos diferentes não almejas
O sonho que trazemos se desfruta
Sem medo de morder a mesma fruta.
Se queres não procuro essas cerejas.

A vida se reparte e se completa.
Num ato meritório de um poeta,
Amor e compaixão, a forte liga
Que trazem antagônica certeza
De termos descoberto que a beleza
É ter na diferença sua amiga!

XXX

Amada, como é triste uma saudade
No peito de quem ama e sempre sonha
Viver o que me resta em liberdade,
Sem medo de encarar a dor medonha.

Eu desço, como o rio, peço o mar
Navego em calmaria ou em procelas.
Na mão direita sempre irei te amar,
Nas primaveras, rosas que revelas...

As hostes incontidas, pedra e espinho,
Tentando me impedir de ser feliz.
Quem teve tanta perda, vai sozinho,
E sabe que de amor um aprendiz.

Nas mãos que te carinham, um perfume,
Que faz com que essa dor toda se esfume...

XXX

Querida, a nossa noite prometida,
Em tantas explosões fenomenais
Valendo sei, por toda a minha vida
Sabendo que, por fim, amei demais...

Não temo nem a morte nem a dor,
Depois de muito tempo em solidão
Caminho
pela estrada que propor
E levarei, comigo, o coração.

Sempre com vontade de sentir
Teu corpo no meu corpo, se entregando.
Vivendo sem ter medo de pedir,
Em cada nova noite renovando

Essa loucura imensa de viver
Morrendo em cada noite, de prazer!

XXX

Não quero te negar meus sentimentos,
São faces inerentes do meu ser.
As horas se passando, vão aos ventos
Restando-me a vontade de te ter...

Por vezes te procuro nas estrelas
Pois, sinto, são teus rastros quando voas.
Sei que é pedir demais poder contê-las
No sonho, quando penso em coisas boas...

Meus versos se lambuzam da saudade
De alguém que sei que gosta inda de mim.
Amar é semear a claridade
Com toda liberdade, isso sim...

Espero que tu voltes sem demora,
Não deixe tão sozinho quem te adora!

XXX

A lua que transborda de esperança
Na luta por um mundo bem melhor.
Trazendo numa voz calma e tão mansa,
Os sonhos que a beleza tem, de cor...

Ensina que o amor deve vencer,
As dores que esta vida sempre traz.
Amiga, como é bom poder te ter,
Na doce maciez da plena paz.

A lua que, mineira, é raridade,
E brilha mais intensa nas Gerais.
Sentir poder ter tua claridade
Aos olhos de quem canta é ser demais.

Por certo, uma verdade vai comigo;
Como é de se orgulhar ser teu amigo!

XXX

Não via mais o sonho que tivera
No tempo em que pensar ser feliz.
A vida travestida na quimera
Nunca deixou-me ter o bem que quis.

Mas viverei a glória de te sonhar.
Estrela radiante da manhã...
Quarando meu amor neste pomar,
Impede que esta vida seja vã.

Nosso beijo com gosto de garapa
Lambuzado no mel e na aguardente
Do amor, do qual ninguém jamais escapa.
Clamando: ser feliz é sempre urgente.

A mulher desejada, sol e lua,
Beleza sensual desfila, nua...

XXX

Amizade, interesses diversos
Que se ataram em laços profundos.
Entranhada nos mais belos versos
São diversos mas íntimos mundos.

Nas receitas de felicidade
Amizade não pode faltar.
Nos ajuda a saber que a verdade
É o caminho mais belo a passar.

Não se esqueça que a vida termina
Num momento qualquer, não avisa.
A paixão que nos toma, alucina,
Tempestade que, após, vira brisa.

Amizade é um vento sereno,
Com o tempo, se aumenta, vai pleno...

XXX

Por mais que tua vida se afastou
Do rumo que tracei, leda esperança.
O tempo que vivemos transformou
Amor na eternidade da aliança.

Tu foste tão cruel, minha querida,
Magoaste e maltrataste quem te amava.
A noite repetindo a despedida,
Em cada nova dor se transformava.

Bem sei que me traíste, bem o sei.
Não sabes como dói uma traição.
O rumo, sem saber, descontrolei,
Meu barco se perdeu na escuridão.

Mas saiba, meu amor, não sei viver
Sem ti. Eu não consigo te esquecer!

XXX

Tu és a minha luz e meu destino,
Não deixe que essa vida se desfaça.
Amor que sempre fora cristalino
Não pode se esvair como fumaça.

Viver sem a promessa d’outro dia,
Viver sem esperança do amanhã.
Matando qualquer forma de alegria,
Tornando minha vida, vaga, vã...

Te quero, minha amada, como quero!
Em cada novo canto que te faço
Tu saibas quanto amor se torna fero
Se estás assim, distante do meu braço.

Envolve-me em teus beijos, minha amada
E finja que amanhã não há mais nada!

XXX

Correndo pelas águas deste rio,
Em volta das montanhas dos meus sonhos.
Vivendo em tão completo desvario
Temendo pesadelos mais medonhos.

Eu risco teus espaços com meus beijos,
Penetro nas cascatas mais divinas.
Inundo esses teus lagos dos desejos
Com águas do meu rio e te alucinas.

Correndo tantas vezes, não me canso,
Espero teu prazer em cada curva,
Os pontos mais ocultos, quando alcanço,
Arrebenta as barragens, tanta chuva...

Num remanso, descansos do depois,
Entregues neste mar que é de nós dois...

XXX

Quanta beleza, amiga, em nossa trilha
Na busca inesgotável pela paz.
Vestindo, da esperança, a maravilha
De saber que, contigo, sempre mais!

Amiga, turbilhão, tanta magia...
Supera, com calor, o friorento
Inverno tão difícil da agonia.
Impede toda dor e sofrimento...

Nas horas;solidão, mais complicadas,
Ajuda a compreender quão importante
Seguirmos, abraçados, nas estradas
Que tramem novo sonho, novo instante...

Amiga, na beleza de uma flor,
Exposto, a cada dia, um esplendor!

XXX

Irmão, nossos destinos se cruzaram
Desde o primeiro instante desta vida...
Na fé que nos uniu, nos destrataram,
A vida nos parece distraída...
As cordas que prendiam se cortaram,
Os medos de tal sorte não cumprida,
Ferrenhos inimigos abortaram...
A vida nos parece tão comprida...

Nos atabaques loucos tanta glória,
Nos sons destas cantigas de ninar...
As loas que entoamos nos terreiros...
As portas se fecharam, nossa história...
Os dias nunca mais irão voltar...
Na fé que desunimos, derradeiros...

XXX

Qual fosse uma cascata que desaba
Que cabe no universo da saudade.
Antes de saber que a vida acaba
No sonho que traduz a liberdade,

Sugando teu prazer com tanto afeto
Sabendo que te amar é ser feliz;
Do vinho do teu corpo, o predileto,
Que bebo nas loucuras que te fiz,

Num parto mais seguro e mais sensível
Amor revela o brilho do prazer.
Amando teu amor de forma incrível,
No mundo que esperamos renascer.

Na trama delirante amor existe.
Um quadro na parede nos assiste...

XXX

Exponho, em pensamentos, meus desejos.
Eu sei que ser feliz precisa esforço...
Meu sentimento segue mil cortejos
Buscando, nos amores, seu reforço.

Esboço uma vontade de fingir
Que a dor não mostra nunca sua face.
Dá ganas, simplesmente, de fugir,
Sorrindo, vou forjando meu disfarce...

Mas vale a pena a luta por amar,
Desvendo meu destino a cada dia.
Se toda noite traz novo luar,
Amar demais não é só poesia...

Expondo essa vontade de viver,
Usufruir sem medo, e ter prazer...

XXX

Te desejo bom dia querida,
Não se esqueça que o sol vai nascer.
Renovar-se faz parte da vida,
É preciso viver com prazer.

Esperança é forma de luta,
Não se espante se a dor recomeça.
Não se vence com força tão bruta
Para o fim, o começo interessa.

Somos feitos da mesma vontade
E devemos sonhar, é preciso.
Dedicarmos ao outro, amizade,
É saber conhecer paraíso.

Um sorriso traz tanta alegria,
É princípio dum ótimo dia!

XXX

Se não tenho mais medo da morte,
A certeza que trago é lutar.
O meu canto se fora mais forte
Não proíbe meu sonho de amar.

Somos feitos de tantas esperas
De momentos felizes e dor.
Como é bom renascer primaveras
Na esperança divina, compor.

Viveremos sem termos saudades
Deste tempo que, enfim, se passou.
Nossa luz se produz em verdades
Não
te omito nem minto o que sou.

Tantas flores no nosso jardim,
Tanto amor viveremos, enfim...

XXX

Neste sol que me banha, querida,
Tantas luzes, brilhando desejos.
Quero estar, conhecer tua vida.
Te cobrindo, uma plêiade, beijos...

Encantados caminhos de estrelas
Nos conduzem ao mais belo astral.
Tanto amor, é preciso contê-las
Para termos o sonho, afinal.

Não consigo ficar sem teu canto,
Meu encanto, meu bem, meu amor.
Se, na vida, esse sol é meu manto,
Derretendo em teus braços, calor.

Eu te sinto, rainha dos astros,
Viverei a seguir os teus rastros...

XXX

Quando estava sozinho no mundo,
Sem esperas de dias melhores.
Sentimento de dor tão profundo,
Impedindo de ver tantas cores.

A saudade tomando meu peito,
A verdade distante de mim.
Eu tentava saber meu direito
De saber ser feliz, algo assim...

Minha amada, querida, teus braços
Foram porto que sempre esperei.
Com verdades, estreitamos laços,
E os problemas, enfim, superei...

Minha amiga que bom que tu vives,
Dos amores, fantástica ourives...

XXX

Meu amigo de tantas histórias
Pela vida, nós fomos guerreiros.
Tantas vezes , vitórias e glórias,
Sentimentos reais, verdadeiros.

Outras vezes, perdidos, sem nada;
Nessas curvas difíceis da vida.
A presença demais esperada
Com certeza, da mão tão querida.

Se tivemos as horas ingratas,
Outras tantas, nós fomos felizes.
Amizade nos traz forças natas
Ajudando das mais duras crises;

Neste afeto, por certo, sem par;
Um apoio pr’a luta encarar!

XXX

Porque foge de mim, assim, querida...
Beber o teu prazer é meu desejo.
Tentando em nossa vida, uma harmonia
Rastreio no teu corpo, marco a beijo.

Eu sigo teu caminho, no infinito,
Escuta o doce canto destas fontes.
Nosso caso de amor, puro e bendito,
Estampa coloridos horizontes...

Não quero te perder, tenha a certeza.
Na divindade plena deste amor
Encontro lenitivo p’ra tristeza,
Encontro a maravilha sem temor.

Se foge deste amor, pois é demais,
Não sabe que te quero, quero mais...

XXX

Descendo pelos rios, busco o mar.
No mar que me mostraste, docemente.
As margens; levemente, vou tocar
Deixando me levar pela corrente...

Em teus redemoinhos, um perigo,
Sorrisos de prazer bem mais sutis.
Vivendo este delírio, estou contigo;
Querendo sempre mais, pedindo bis...

Lambendo em tua boca, versos de amor,
Sorvendo cada gota de prazer.
Percebo em teus desejos, meu calor
Que invade e faz a terra se aquecer...

Viver tão grande amor, a nossa tônica,
Nesta explosão divina, louca, atômica!