domingo, maio 07, 2006

ÓLEO DO DIABO

ESSE É O BLOG DE UM GRANDE ESCRITOR E AMIGO, MIGUEL DO ROSÁRIO, COMPANHEIRO DE SONHOS E DE LUTAS. VALEU MIGUEL!

CIDADANIA

AO GRANDE AMIGO EDUARDO, QUE COM SUA GARRA EMPOLGA-NOS, NOS FAZ A CADA DIA NOS ORGULHARMOS MAIS DE SERMOS SOCIALISTAS.

OLHO VIVO

A amiga Jussara, muito obrigado pelo apoio.
Tua luta é nossa LUTA.
A LUTA, COM LULA PELO BRASIL DE TODOS

O INFORMANTE

Ao O informante, muito obrigado pelo apoio e pelo renascimento do sonhador, adormecido há tempos; ao amigo Alexandre, ao Luis, a Alyda, ao Luis Carlos; enfim, a todos os grandes companheiros de luta, pelo ideal socialista.
Marcos Valério Mannarino Loures
Rita de Cássia Tiradentes Reis

SAMBA DO CONGRESSO DOIDO, UMA HOMENAGEM A FREUD.

A impressão que fica sobre Sílvio Pereira é a de um homem desesperado, percebendo o seu ostracismo, legado de seu envolvimento com fatos inexplicáveis; não estou falando de esquema de caixa 2, não,
Falo do caso do “presentinho” recebido, o brinquedinho caro que estava na garagem de sua casa.
O caso é, no mínimo, imoral, para não dizer coisas mais pesadas; já que não se admite esse tipo de “presentes” para pessoas públicas, e o secretário geral de um partido político o é.
Tal qual Delúbio, cuja vida profissional em Goiás ficou muito mal explicada, dando indícios da capacidade de atuações ambíguas com relação a moral e ética; Sílvio foi pego num ato de gravíssima índole.
Todos os pecados partidários nada seriam em comparação a esses indícios. Da mesma forma que creio que José Genoíno é inocente, visto que sua vida pregressa o exime de qualquer ato de corrupção ou amoralidade; assim como acredito em Eduardo Suplicy, Mercadante, entre outros...
Já com relação ao destempero de Sílvio, isso leva a crer que este está totalmente deprimido, podendo ser que os resquícios de dignidade que habitam seu superego tenham gerado esta aparente loucura.
O fato de ter que chamar a atenção nessa auto-tortura, tentando explicar-se de qualquer forma, sobre o tema que, na verdade não é o crucial nos seus atos, já que em nada da CPI, seu envolvimento foi cabalmente comprovado, tentando desviar o foco de seus pecados, para um “pecado” coletivo, do qual ele, aparentemente, não foi peça importante.
Já as atitudes de Delúbio, bem mais serenas e pragmáticas, demonstram o equilíbrio deste, capaz de aguentar agressões e ironias, silenciosamente; inclusive com insinuações injuriosas à sua própria família, como as feitas por Heloísa Helena na época dos depoimentos na CPI dos correios.
Sílvio Pereira, pelos relatos demonstrados na entrevista, nada acrescenta, somente repete o que foi publicado, e chega a dizer que Delúbio não tinha noção de quem iria sacar o dinheiro do caixa 2; isso parece ser totalmente incongruente e falso, já que, consta que era Delúbio quem indicava quem iria receber.
Quanto ao fato de citar empresas e omitir nomes, é a velha história do “alguém me disse, não sei quem e nem onde”; ou seja no popular : boato ou fuxico.
Marcos Valério queria 1 bilhão de reais, eu quero mais, o meu vizinho quer muito mais e o Cacciola, mesmo sem querer, somente pedindo, levou 1 bilhão e meio.
Sílvio delira, e nesse delírio deve ser tratado com muito cuidado e carinho; seu caso É PSIQUIÁTRICO, claramente um processo de auto-punição que é um bom sinal; demonstra que, no fundo ele está arrependido do fato de ter recebido o “presentinho” de grego, seu Baton na Cueca; pelo menos mais valioso que a Elba de Collor.
Quando a CPI dos bingos diz que sua convocação será para essa semana, é preciso termos cuidado, até que ponto vale a pena agravar os sintomas de um doente, a troco de palanque eleitoreiro que será inútil
Até que ponto deveria ser tratado, não como uma denúncia, já que essa não tem suporte probatório, e as declarações inconstantes e inconsequentes, são a esmo, e sim como um sintoma grave e doentio.
Pobre Sílvio Pereira, pobre sim, meus companheiros; o que urge é salvá-lo enquanto homem, tratá-lo e recuperar, para o bem dos seus, esse homem adoentado e deprimido.
Os males que poderá causar não são ao Governo nem ao PT, mas a sim mesmo.
Essa história, associada com a deprimente atitude de Garotinho, demonstrativa do despreparo emocional e político deste; me dão a certeza de que nesse sesquicentenário do nascimento de Freud, o negócio tá feio.
Cabe aos poucos lúcidos que resistem no cenário político brasileiro, uma atitude mais coerente; a loucura está imperando.
Vemos o despreparo para o poder de uma Lu Alckmin, corrompida por si só e pelas Caras e Daslus da vida, casada com um médico provinciano ascendendo à corte paulistana bem conhecida pelo conservadorismo e falsa moral.
As famílias quatrocentonas torcem o nariz para tudo que não cheire a perfume francês e gravata italiana. Chanéis e Valentinos são idolatrados, e o anestesista da roça tem, na sua pouca capacidade de ação, e personalidade tímida e frágil, um refém dessa hipocrisia toda.
Ao contrário do carioca Fernando Henrique, falastrão e pseudo intelectual, típico conhecedor superficial de tudo e a fundo de nada, um Jô Soares da vida...
Roberto Freire tem todo o aspecto do filho do Coronel rebelado e depois “amansado”, que quer ser reconhecido no Sul Maravilha, algo assim como um Caetano Veloso da política;” “odeio a Globo, até ser contratado por essa. Meu sonho é ser reconhecido no Sul como intelectual que sou, um teórico sobre o nada, através do nada , pelo nada e para o nada”
Parece que está conseguindo o intento, já deve estar preparando a vaga para ser vereador pela cidade de São Paulo...
Fernando Gabeira, o playboy adamado da tanga de crochet, ressurge como o ex-guerrilheiro que teve um “barato” e ficou por aí.
Nada contra sua luta pela descriminilização do uso de drogas, porém, para um ex-guerrilheiro que viveu na época de Hair, sua interpretação sobre Woodstock, foi muito superficial, esqueceu do socialismo, se é que algum dia, conseguiu chegar perto disso.
Heloísa Helena é a metralhadora psicótica, vê inimigos por todas as partes, “todo palmeirense é veado, inclusive eu que sou corintiano”...
O ALIENISTA DE MACHADO DE ASSIS IRIA TER MUITO TRABALHO, o Hospício de Brasília teria que ser muito grande para caber tantos pacientes.
Nessa turba de lunáticos, o caso de Silvinho parece ser dos mais graves.
Devemos, portanto, termos muito cuidado com esse novo personagem desse verdadeiro SAMBA DO CONGRESSO DOIDO...

SONETO

A minha luta transformada em pranto.
Na serena manhã desta tempesta.
Traduzindo verdades no meu canto,
Libertando meus sonhos nesta festa.

Na loucura fiel de teu encanto,
No silêncio voraz do que me resta .
Cobertura serena do teu manto,
A vida vista aberta, pela fresta.

No perdão vigoroso que me deste,
Na luxúria delícia do teu sexo,
No sabor sensual, doce e agreste

No não ter no final, nada nem nexo
Do poder te dizer, pedir, me empreste
O teu louco desejo, tão complexo.

AS MENTIRAS DA CPIS - OU A PIZZA MIDIÁTICA

A FARSA DAS CPIS.

A atuação do Congresso Nacional com relação ao famoso “escândalo do mensalão” se mostra numa bem orquestrada farsa, cujo objetivo era atingir José Dirceu.
Na verdade, não houve pizza alguma, somente ocorreu o fato da coerência da absolvição dos acusados, pelo fato do crime de caixa 2 não ser punível com a cassação.
Essa lógica esbarra em José Dirceu, cassado sem ter tido nenhum fato que comprovasse o seu envolvimento com o Caixa 2, tucano e posteriormente petista; ou seja governista do esquema do Banco Rural e do BMG.
A imprensa coloca, muitas vezes, como se fora um acordo para a não punição dos “mensaleiros”, ou seja, dos beneficiados desse esquema de dinheiro não contabilizado para as campanhas eleitorais.
O engraçado disso tudo é que a maior parte das pessoas pensantes desse país não atentaram para esse detalhe simples e conciso; obviamente não deveria haver cassação, já que o crime, e é crime, não tem, constitucionalmente esse tipo de punição extrema.
O fato de, atingindo José Dirceu, tentarem atingir Lula pessoalmente, aparece como motivação maior desse circo armado e exaustivamente explorado por uma mídia ou imbecil ou cooptada, e pelo disse-me-disse dos congressistas de oposição.
As balelas colocadas nesses longos dias e meses, de tentativa de assassinato político lento e gradual, fracassado desde o começo, por não contar nem com a verdade, nem com o apoio popular, desaguaram na única e simples cassação de José Dirceu.
A luta interna pelo poder, dentro do PT, em muito contribuiu para esse desenlace; com o Campo Majoritário vencendo, mas não mais monopolizando o poder partidário.
O fato do pragmatismo, mas sem carisma do velho guerrilheiro, ter dominado o partido nos últimos anos, associado ao seu temperamento indócil e não subserviente, criador de atritos com os pares e, sua coerente ação, enquanto impassível e incorruptível, nos leva a crer que esses motivos eram o bastante para uma ação mais agressiva desse pessoal, acostumado à troca de favores e de maleabilidade na relação entre os poderes, vício agravado pelo FHC, o que comprava para poder “roubar” e deixar “roubar”.
Todas as duas CPIS foram feitas com esse objetivo, se uma falhasse, a outra estaria de plantão para cassar José Dirceu.
O fato da CPI dos bingos não ser mais necessária para esse fim, já que a dos correios, com apoio de alas ressentidas como o PSOL, da esquerda brasileira; conseguiu derrubar o GUERRILHEIRO, fez com que essa se tornasse puramente palanque eleitoreiro.
O fato de Roberto Jeferson ter sido usado como o porta-voz e a isca para essa armação toda é muito significativa; inclusive com a declaração de ter recebido 4 milhões de reais, que teria sido o preço pago para a confecção da farsa.
A cassação de Pedro Henry foi para inglês ver, numa tentativa de disfarçar o objetivo principal da armação.
Muito interessante o fato de que, o único que não recebeu nenhum centavo do esquema de Marcos Valério, ter sido cassado, enquanto os outros não o foram, demonstra claramente o objetivo final disso.
Não houve pizza por que não houve o crime de corrupção, somente o fato desse cadáver não ser o da vítima indicada, anula o crime e também desmoraliza o julgamento; de José Dirceu.
Porém, Lula conta com fiéis escudeiros, e entre eles o próprio Dirceu, sacrificado num ato de amputação política extremamente doloroso, mas necessário para a manutenção desse belo projeto socialista que merece e deve sobreviver.
Entregue a carne às feras, somos obrigados a ler asneiras sem sentido, como as de que acusam a justa absolvição dos envolvidos como um erro, e o erro de cassação do injustiçado num acerto.
Tudo isso ficará para a História como uma bela lição da diferença da justiça comum para o julgamento político, envolto em brumas e fumaças que tornam, por si só, esse tipo de ação essencialmente falho e injusto, já que entre os parlamentares, temos muitos envolvidos em crimes comuns contra a sociedade e contra cidadãos, indo de estelionato até homicídios.
Entre os representantes do povo existiram grileiros, assassinos, traficantes etc...
Vemos agora, o caso de Mato Grosso do Sul, repeteco do que ocorreu no Espírito Santo, onde o crime organizado comandava 28 dos 30 e poucos deputados estaduais, e o Governo do Estado, isso sob o patrocínio dos Tucanos, em ambos os casos.
Devemos reavaliar esses mecanismos de punição e de julgamento, sob o risco de criarmos novos mártires da nossa democracia, que enquanto permitir esse tipo de erro, será ainda incompleta.

Tribuna Petista

Tribuna Petista
Venho através dessa postagem, agradecer o apoio do blog TRIBUNA PETISTA pelo apoio dispensado, desde sempre a mim, a Rita e ao Gilberto, estamos juntos nessa companheiro.

ACORDES DO CORAÇÃO, MUITO MAIS QUE UMA LEMBRANÇA

ACORDES DO CORA��O, MUITO AL�M DE UMA LEMBRAN�A
Esse blog é de Marcos Coutinho Loures, lulista de coração e socialista de atitude; um grande educador, um velho pescador de consciências, hoje o maior pescador de Muriaé.
Conterrâneo de Ataulfo Alves, na pequenina Miraí de minha infância, meu pai sempre foi o grande companheiro, o amigo e a lanterna que me iluminou os meus passos, pela escuridão da mata e da vida.
Muito obrigado, poeta; muito obrigado meu pai.
ÉS O MAIOR DE TODOS OS MEUS ÍDOLOS.
E ME ORGULHO MUITO DE SER TEU FILHO.
Marcos Valério Mannarino Loures

SONETO

Falaria do amor mais insensato,
Que transborda por todas essas margens,
Que invade, vai correndo qual regato
Que se agiganta, invade essas paragens

Falaria do verso mais cordato,
Que transporto por todas as viagens;
Mas, no fundo, incapaz de ser pacato
Traz no peito, saudades e bobagens.

Vem desfeito, carrega triste sina,
De não poder conter nem ser contido
Carregando, na luz mais cristalina,

Os medos do meu reino, já perdido,
Desse tempo guardado na retina,
Triste tempo do tempo não vivido...