quinta-feira, junho 08, 2006

DE AMORES BUCÓLICOS DA DÉCADA DE 80, NO INTERIOR MINEIRO

Uma vez, nos idos dos anos 80, na minha Muriaé, um amigo meu, desses amigos que a infância traz e a maturidade esparsa passou por uma situação um tanto quanto vexatória.
A adolescência traz seus desejos, nem sempre saciados e, quando isso ocorre, muitas vezes a noite traz opções para suprir essa ausência de prazer.
Pois bem, esse meu amigo estava namorando uma menina evangélica e daquelas bem radicais para quem o sexo era uma coisa sagrada após o casamento e demoníaca antes desse.
Os dois, com seus dezoito anos de idade tinham visões diferentes da vida; ela ambicionava o casamento mais precoce possível, de preferência com um rapaz “honesto e trabalhador”; já esse meu amigo estava no primeiro período de Engenharia e a sua opção era por primeiro formar-se, depois se solidificar no mercado de trabalho para, depois, poder constituir família.
Essas disparidades levavam o romance a uma situação extremamente comum e antagônica. Beijos e carinhos até as dez horas da noite, depois namorada em casa e fim de noite com as meninas mais liberais ou, na ausência destas, o prostíbulo mais próximo ou mais acessível.
Meu amigo, como todo estudante, estava com pouco dinheiro e fizera tudo para não gastar nenhum centavo naquela noite de quinta feira.
Conseguira poupar todo o dinheiro à custa de uma “dor de garganta” improvisada que o impedira de tomar, ao menos um refrigerante.
Dez da noite, namorada entregue em casa, tudo certinho , como mandava o figurino...
Morava na direção destra da rua e o prostíbulo era na canhota. Parodiando Drummond, foi ser “gauche” na vida.
Péssima escolha, veremos mais tarde.
Mas, hormônios são hormônios e o sexo estava a toda tomando conta da cara espinhenta e dos delírios noturnos.
Ao adentrar o prostíbulo, encontrara a mais bela morena que poderia imaginar em tal local.
Conversa vai, conversa nem vem e cama!
Noite deliciosa, com uma bela morena do lado, foi o mais demorado possível para um jovem em tal situação.
Quinze minutos de delícias inesquecíveis.
“Ah amor, gostou?
Amei querida...
Quanto foi?
Vinte reais...”
Até que não fora caro não, a menina merecia bem mais e, pensando em quanto daria de “gorjeta” para a bela garota, teve uma surpresa...
Procura daqui, procura dali, e cadê o dinheiro?
Não é que, ao pegar a calça jeans azul, se confundira e vestira a blues jeans?
E agora? Inteiramente nu, sem dinheiro nenhum e essa situação crítica.
Ao argumentar com a “donzela”, essa lhe mostrou a outra face, ao invés da doçura inicial, o rosto se modificou. De repente, surge uma peixeira de mais ou menos dois palmos de comprimento e fio exemplar.
“Você vai, mas a roupa fica!”
E essa agora; “posso pegar a cueca?”
“Sem cueca. A roupa só depois de eu receber a grana!”
O que fazer? À distância para sua casa não era muita, mas teria que passar no centro da cidade e ainda eram onze horas da noite.
Pelado e sem bolso pra colocar as mãos, não teve outra escolha.
Para o cúmulo do azar, Pepeu, um cãozinho pequinês que pertencia a sua namorada estava acordado.
E bem acordado. Nunca maltrate os animais, isso, além de ser de uma maldade absurda, pode causar contratempos terríveis.
Durante uns dias, com raiva da namorada, por causa de uns dá não deu que o deixavam agoniado, resolveu descobrar sua frustração no pobre animal. Não é isso que você está pensando não, ouviu? Ele deu foi umas pauladas de “leve” no focinho do pobre cão que, ao perceber sua presença, resolveu latir a toda a fim de demonstrar sua indignação.
Indignada ficou a namorada que, ao abrir a janela, se deparou com um homem nu correndo , mas a tatuagem enorme nas costas denunciara o fujão.
Maldita tatuagem!
Ao chegar em casa, sua mãe o esperava sentada, fingindo assistir a um programa de televisão.
Ao ver o seu “pimpolho” com a cabeça do “pimpolho” exposta, deu um grito, acordando a casa toda, inclusive a irmã caçula, para seu azar. Foi motivos de intermináveis gozações de sua amada irmãzinha.
Explicações eram necessárias, mas o resgate se impunha mais urgente.
Pegou a calça com os vinte reais, e foi de retorno ao prostíbulo.
Mas, para sua surpresa, ao entrar na ante-sala, dá de cara com o sogro, à espera da mesma morena mas, creio que com condições para pagar o serviço executado.
Conversa vai, conversa vem; eis que, como do nada, aparece a namorada e a sogra, devidamente armadas com todos os argumentos para esculachar o pobre estudante.
Circo armado, a morena, ao ver tamanha balbúrdia, abre a porta e, com a peixeira já conhecida, ameaça a todos.
Meu amigo, aproveitando-se da confusão, entra no quarto da morena, pega a roupa e sai correndo em meio ao tumulto.
Resultado da confusão – um casamento e um namoro desfeito mas, mineiramente falando, pelo menos os vinte reais não foram gastos.
É, pensando bem, o prejuízo não foi tanto...

Da necessidade da formação de Partidos Políticos no Brasil

Uma coisa que me chama a atenção e muitas vezes é esquecida e a cada dia se observa de forma cabal, se relaciona com a ausência de partidos políticos no Brasil.
A nossa estrutura partidária é uma das piores e mais frágeis do mundo, com situações absurdas que irão se repetir nas próximas eleições.
Sou Botafoguense e me orgulho disto, embora o Botafogo tenha me trazidos raras alegrias e muitas tristezas. Mas sou botafoguense e dane-se o resto.
Sou católico por formação, mas sou católico e isso é problema meu, mesmo com os erros e acertos da Igreja católica, sou católico.
Em relação a isso, mais de noventa por cento dos brasileiros têm suas convicções que são praticamente imutáveis.
O norte americano ou é republicano ou conservador. O argentino ou é peronista ou anti-peronista; o uruguaio é colorado ou anti-colorado.
O inglês ou é conservador ou trabalhista; e por aí vai...
Sou Lulista e petista, mais Lulista que petista, tanto que não votarei no PT para o Senado e, talvez vote no PCdoB para a Assembléia Legislativa.
Estou falando de uma pessoa que gosta de participar e tem princípios ideológicos e políticos, militando há mais de 30 anos, direta ou indiretamente.
Nossas estruturas partidárias são totalmente incipientes, excetuando-se o PT e alas do PMDB, além dos partidos mais à esquerda como o PSTU, são pouquíssimos os que se podem dizer que PERTENCEM A TAL PARTIDO, afirmativa trocada por SOU FILIADO A TAL PARTIDO.
A filiação conota uma diferença muito grande com relação ao fato de PERTENCER, essa palavra demonstra uma interação e integração absoluta; mesmo na derrota ou nas fases de baixa, o que PERTENCE, normalmente está entranhado e o Filiado, desfilia, vai para outro partido e dane-se o resto.
Todo esse emaranhado causado pela verticalização e esse absoluto non sense de partidos de esquerda apoiando ou sendo apoiados pelos de direita, a luta de socialistas contra socialistas, apoiados ambos por neo liberais, gera o samba do político doido.
A guinada de Roberto Freire para a aliança entre a Usp e o Coronelismo demonstra que: ou o Bob Freire pirou de vez ou ele não entendeu nada ou nunca teve convicção política ou é mau caráter.
A base partidária é fundamental por ser visceral, o fato de termos um aumento na base petista é extremamente sugestiva de que, o partido é mais importante que os homens, assim como o Botafogo me é muito mais caro que qualquer jogador que tenha passado por lá, de Cremilson a Garrincha.
As cores partidárias no Brasil variam a cada eleição, causadas por uma espécie de político quase que exclusive do nosso país e inaceitável na maioria das democracias do universo: O político PROFISSIONAL.
Entender-se que Ronaldinho Gaúcho saia do Grêmio para o PSG e, depois, para o Barcelona é fácil. Mas compreender um paladino da Esquerda se associar ao Antonio Carlos Magalhães é dose para elefante!
Não vou deixar de falar dos políticos petistas; muitos decepcionaram o seu eleitorado; porém a militância petista não, essa continua firme com o partido, a exemplo dos conservadores americanos que “aturam” Bush ou mesmo dos católicos conscientes que “suportam” o Padre Antonio Maria.
O que ocorre nesta eleição é de uma limpidez e transparência que chega a ofuscar a visão dos que não querem ver e, por isso , muitas vezes pode instigar alguns.
Lula tem, entre petistas e lulistas, cerca de trinta por cento do eleitorado. Eleitorado fiel em todas as participações deste como candidato à Presidência da República, isso é ponto pacífico. Da mesma forma tem 30 por cento de rejeição, de pessoas que NUNCA VOTARAM E NEM VOTARIAM nele.
Assim como temos flamenguistas, temos antiflamenguistas ou anticorintianos. Isso denota a existência de um grupo que rejeita outro, normalmente com características mais definidas.
Os anti-lulistas têm várias facetas; desde a ultra esquerda ata a UDR reacionária.
O maior problema que vejo, não é somente o fato de Lula ter tido uma aceitação percentual praticamente igual a que o elegeu no segundo turno da eleição passada, estando dentro do percentual dos que acreditaram que ele era a esperança. Fato esse, estatisticamente confirmado como concretizado.
Além desse fato, temos a total inapetência e a falta de identidade dos anti-lula ou anti-petistas com nenhum candidato apresentado como alternativa a Luis Ignácio.
Geraldo Alckmin, me perdoem os paulistas, não ganha eleição para prefeito de Espera Feliz, tal a falta de atrativos que não tem e nem adianta tentar ter, isso é inerente.
Picolé de chuchu é um achado histórico de José Simão.
Cristovam Buarque é um arremedo de político, como político é um excelente professor e reitor; como reitor não tem o menor cacoete para a política.
Heloisa Helena é um caso à parte, pode acertar no atacado mas se perde no varejo; eu não conheço muitos homens que quereriam desfrutar de uma companhia como HH, isso sem ser machista.
É absurdamente chata com seus ataques histéricos em resposta a qualquer assunto que queira polemizar.
Agressividade excessiva é tão perniciosa quanto à apatia.
Um misto de Alckmin e HH talvez fosse algo, politicamente, tragável, mas isso são hipóteses.
Além disso, a falta de estrutura partidária no Brasil, na essência visceral da opção feita pelo eleitor, PERTENCENTE e não somente filiado a um determinado grupo, tal qual um torcedor de futebol, impede a formalização e a avaliação de uma realidade política brasileira.
O personalismo na política é danoso e isso se apresenta claro em quase todos os países onde ocorre. Mas essa herança advinda do profissionalismo e da falta de identidade partidária dos nossos políticos, inclusive com a falta de fidelidade partidária, mais cruel e deletéria para a política do que a falta de fidelidade nas relações amorosas; por ser extremamente danosa e imoral para com o eleitor; que tem todo o direito de se sentir traído, essa herança poderá ser modificada.
Poderá não, deverá; ao custo de não termos evoluído para a verdadeira democracia.
Se olharmos para os clubes de futebol, iremos aprender que, se um atleta contratado pelo Palmeiras, em pleno campeonato se transferir para o Corinthians, ainda mais de graça, será considerado, a vida toda como um traidor.
Mas, os políticos, inclusive os da esquerda , absurdamente em nome de uma “dignidade” que desconhecem, fazem a mesma coisa. E acreditam ficar impunes.
O descrédito que se abate sobre toda a classe política nacional tem, nesses imbecis, um dos grandes culpados.
Os outros são os interesses econômicos, os grupelhos políticos de um só senhor, sem ideologia; afora os partidos de “aluguel”; mas, nesse caso, estamos lidando com outro tipo de coisa : PROSTITUIÇÃO, e da pior espécie, a PROSTITUIÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS.

Sobre os BANCOS E O CDC

"Os bancos não têm mais como fugir do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por nove votos a dois, que as instituições financeiras terão de se submeter a essa legislação.

Caso um cliente se sinta lesado com uma cobrança indevida ou mau atendimento, por exemplo, e faça uma reclamação, os bancos poderão sofrer sanções com base no CDC. Para os órgãos de defesa do consumidor, a medida é um importante passo na consolidação das leis e concretiza um direito constitucional".


Essa medida pode-se dizer óbvia. Os bancos não podem ser tratados diferentemente de nenhuma instituição que lide com consumidores e, em última análise, os seus clientes são consumidores de vários produtos; não só o fato de serem depositários de dinheiro ou captadores.
O fato de termos uma legislação clara sobre as relações entre fornecedor e consumidor, amadurecida e solidificada nos PROCONs e no Código de Defesa do Consumidor, permite uma relação mais saudável entre as instituições financeiras e os clientes.
Da mesma forma que os Bancos têm suas maneiras de identificar e, embora por muitos considerada inconstitucional, discriminar a esses em relações extra-bancárias, até no fornecimento de linhas telefônicas, de compras a crédito, entre outras coisas do dia-a-dia, a justiça e o bom senso obrigam que tenha esse poder a dar a contrapartida para que as coisas andem com segurança e tranqüilidade.
Esdrúxula mesma a situação que vivemos; a de sermos, muitas vezes, vitimizados por aumentos de tarifas, cobranças extras etc. Ao mesmo tempo em que estamos de mãos atadas quando sofremos com os erros dessas instituições.
O fato de sermos apenas lembrados quando temos deveres e nunca quando temos os direitos é, de certa maneira, uma forma de ditadura econômica sobre os mais fracos.
Todas as vezes que temos uma situação que permita um processo contra uma entidade financeira, sabemos que a demora da aplicação das leis é enorme, para prejuízo de todos.
Espero que, com essas novas medidas, possam-se agilizar mais essas pendengas, trazendo maior sensação de justiça e de impunidade.

A DEFINIÇÃO CIENTÍFICA DOS TUCANOS É ESCLARECEDORA!

O tucano-toco ocorre nos dosséis das florestas tropicais da América do Sul, desde as Guianas até o norte da Argentina. No Brasil, ele é encontrado no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia.
O tucanoçu ou tucano-toco é a maior espécie de tucano (Ramphastídeos). Seu enorme bico de cores brilhantes parece pesado, entretanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e areada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente.
Este bico é a mais notável característica dos tucanos, útil para apanhar frutos em locais difíceis, descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas; o bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. As garras são outra característica do animal; é constituída por dois dedos dianteiros e dois traseiros o que lhe confere boa sustentação nos galhos.
Ele é um animal onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno.

AGORA ENTENDI O PORQUE DA FÚRIA DOS TUCANOS E SUA HABITUAL NECESSIDADE DE AUMENTAR A FOME E A MISÉRIA; ASSIM FICA MAIS FÁCIL SE ALIMENTAR DOS FILHOS DOS OUTROS TRAZENDO A MORTE E O ABORTAMENTO DA ESPERANÇA...