quarta-feira, maio 24, 2006

É PRECISO VINCULAR LULA AOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO!

Já o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), admitiu, segundo relata Felipe Recondo, que não há uma estratégia do tucanato para minar a candidatura de Lula. Disse que, para tentar levar o Geraldo “Chuchumbo” Alckmin à vitória o PSDB vincular o presidente aos escândalos de corrupção.


Isso, devidamente postado no Blog do Josias, na Folha On-line, dá a real dimensão do que está ocorrendo.
Essa afirmativa de Arthur Virgílio é de uma contemporaneidade absoluta.
O quê que as oposições têm feito há 1 ano e meio? Basicamente isso, tentar vincular o Presidente aos “Escândalos de Corrupção”.
“À falta de argumentos lógicos, usa-se qualquer um, inclusive um ‘requentado”, à exaustão, como esse.
Lula se mostra em ascensão, enquanto Alckmin não consegue em hipótese alguma decolar; ainda mais com a escolha de seu candidato à Vice. Totalmente inexpressivo e sem a “vibração” necessária a quem quer, pelo menos, fazer “pressão”.
O novo neologismo sugerido pelo insuspeito, pois se trata de um dos principais artífices da “resistência” tucana, demonstra muito bem o aspecto “pesado”, obeso, difícil de ser carregado de Alckmin.
O fato de ter 40% de rejeição e ser “desconhecido” é assustador, pois a tendência é esse número se tornar maior, por um simples exercício de lógica.
Já Lula, após ter sido bombardeado de todas as formas, expondo o preconceito de toda uma sociedade excludente e, portanto, espúria, conseguiu não só sobreviver, como também amadureceu tanto quanto humana quanto politicamente falando.
Desse emaranhado de fatos sorridentes para Lula nesses últimos dias, surge, por incompetência de Bush, uma ameaça, não à sua candidatura, mas sim ao equilíbrio econômico mundial.
Em boa hora temos a visita de Chirac ao Brasil, já que os dois líderes deverão tentar estreitar as relações entre o MCE e o MercoSul, para benefício de ambos.
Esse afastamento progressivo do eixo norte americano se faz de extrema importância para o equilíbrio de nossas finanças.
Percebe-se, indubitavelmente, o quanto foram importantes as aberturas de novos mercados e canais de intercâmbio econômico nas tão criticadas viagens de Lula por novos mercados.
Esses novos parceiros podem, e deverão minimizar o impacto de uma crise mais profunda do Uncle Sam.
É de suma importância para os mercados emergentes e o velho mundo interagirem com muito vigor para evitarem que a possível e indesejável bancarrota norte americana naufrague muitos barcos, inclusive o nosso.
Paralelamente a isso temos a possibilidade da confirmação dos primeiros casos de contágio homem x homem da gripe aviária, isso sim catastrófico.
O fato de vivermos num mundo extremamente interligado em todos os aspectos, pode fragilizar a espécie humana de uma forma muito mais avassaladora que qualquer aspecto econômico possa alcançar.
Mas isso é motivo de outro artigo, me deterei sobre esse, das relações entre Lula, MCE, MercoSul e EUA.
Portanto, devido a esses fatos, podemos observar que a saída pode e deve passar pela estabilidade política e social, fato que poderá minimizar os impactos desse tufão econômico que pode estar se aproximando.

CRÔNICAS - A "INAUGURAÇÃO DO POSTO DE GASOLINA

Tenho um grande amigo em Espera Feliz, chamado Carlos Alberto, quase que um irmão.

Dono de um temperamento meio instável, mas puro de alma, Carlos Alberto protagonizou vários episódios inesquecíveis que acumulei nesse meu longo período de esperas felizes...

Num deles, me recordo que fomos juntos até Belo Horizonte, ele para levar sua querida esposa ao médico e eu para fazer um desses “cursos” de um dia só, se não me engano sobre próteses e órteses, a fim de credenciar Espera Feliz para poder receber, via SUS, material para tratamento de seus pacientes ortopédicos.

Pois bem, a viagem era extremamente cansativa e tínhamos que ir e voltar dentro do mesmo dia, já que a prefeitura não disponibilizara nada além do motorista e do carro e, como eu deveria estar de plantão à noite em Guaçui, no Espírito Santo, a volta era meio que urgente.

O “curso” foi muito rápido, mas seu término às duas horas da tarde, fez com que o planejamento do retorno mais imediato fosse por água abaixo.

Lá pelas tantas, resolvemos parar para jantar, já que o dia tinha sido muito cansativo e a chegada a Espera Feliz deveria se dar depois das 22 horas.

Comuniquei-me com Guaçui e arranjei um colega para me dar cobertura até a minha volta.

Feito isso, paramos num posto de Gasolina em Rio Casca, MG; se não me engano posto Terra Branca. Estava havendo uma festa com direito a banda de música, sorteio de automóvel entre otras cositas más.

Nesse Posto de Gasolina há uma churrascaria de bom padrão e associando-se com a fome voraz, estava convidativa.

Ao me levantar, percebi uma faixa enorme estendida de um lado ao outro do Posto com os seguintes dizeres: “POSTO TERRA BRANCA, 25 ANOS SERVINDO AO POVO”.

Nesse ínterim percebo Carlos Alberto conversando com um velho senhor, desses pequenos, meio gordinhos, portando uma indefectível boina.

Ao me aproximar pude ouvir o teor da conversa: Ao perguntar ao meu amigo o que estava ocorrendo, esse respondeu de pronto ao simpático senhor:

-Sei não moço, eu acho que estão inaugurando o Posto.

Ao que, prontamente o amável velhote respondeu:

-Só se for outro, por que este está aqui faz um tempão!

CAI O PANO!

SONETO EM REDONDILHA - FELIZ ANIVERSÁRIO

Luz que minha vida agita,

Brilho que sempre me guia

Mesmo na hora mais aflita

Se transborda em poesia


Em teus olhos, luz bendita

Em teu colo, fantasia

Eu quero que se repita

Meu amar a cada dia.


Quero a vida que conflita

Com minha morte tão viva.

Quero a sorte mais altiva,


Nessa vida rediviva

Quero teu gosto, pepita,

Minério mais caro, Rita...

CRÔNICAS - OS OUTROS QUINHENTOS...

Nessas minhas andanças pelo interior mineiro conheci um senhor extremamente simplório e tão teimoso quanto simples.

Recordo-me que tentamos de todas as formas faze-lo usar os tão necessários óculos, mas sem sucesso.

A miopia intensa que o mesmo padecia foi a causa de uma das mais insólitas situações que presenciei e repasso para vocês com muito prazer.

Estávamos em Carangola, interior de Minas, e eu estava indo fazer umas compras quando, de repente deparo-me com aquele senhor extremamente nervoso, exasperado mesmo, na frente de uma vitrine numa das poucas ou talvez única galeria da cidade.

Eis que, para minha surpresa percebi o motivo de tal revolta.

O nosso míope e ingênuo senhor estava aos berros discutindo com o MANEQUIM que estava exposto na frente da loja.

Aos berros de: “Me respeite, tenha educação, entre outros impropérios impublicáveis me aproximar de tal cena perguntei por que tanta revolta, no que fui prontamente respondido”:

-Doutor Marcos, ainda bem que o senhor está aqui, pois saiba o senhor que esse filho da... Desse camarada está me desprezando só porque eu sou velho e não estou bem vestido, imagina o senhor que eu somente perguntei quanto custava essa calça e ele, além de não me responder, nem olhou para a minha cara!

Com muito custo consegui convencer ao meu amigo de que o “dito cujo” não era uma pessoa, não passava de um boneco fantasiado.

Mais ou menos satisfeito com a resposta, saiu ainda meio que vociferando contra tudo e todos, para risos contidos dos que assistiram à cena.

Convence-lo de que não passara de um engodo; ainda foi possível, mas quanto à necessidade do uso de óculos, isso são outros quinhentos.

Aliás, a calça que o mesmo queria comprar, custava bem menos que isso...

FAZ PARA ROUBAR

A câmara dos deputados, numa atitude coerente, já que 170 deputados, ou seja, quase um terço dela está envolvida numa denúncia que, obviamente não poderia ser investigada nem punida com idoneidade por ela própria.
O caso das “sanguessugas” deve ser tratado como um caso de POLÍCIA e não um caso simplesmente Político, já que afeta grande parte dos partidos e uma boa parte dos parlamentares eleitos pelo povo.
O superfaturamento denota uma prática comum nesse país, a da política do “ROUBA, MAS FAZ” que poderia ser traduzida num outro slogan “FAZ PARA ROUBAR”, mais coerente e verdadeiro que o anterior.
Essa prática, conhecida desde os tempos de Adhemar de Barros, em São Paulo, tendo seu ápice nos Governos de Paulo Salim, na mesma São Paulo, é um câncer a ser extirpado desse país, pois gera a impressão de que “bom político é o que faz obras”, premiando dessa forma, o corrupto e os corruptores.
A chegada das ambulâncias nas cidades pequenas é, muitas vezes, motivo de foguetório, com direito a discursos intermináveis e absurdas manifestações da população em apoio a quem... ROUBA-A DESCARADAMENTE.
Os aspectos mais cruéis desse fato estão no âmago de um problema grave que acomete a todas as sociedades, principalmente as mais fragilizadas como a nossa, a IMPUNIDADE.
Essa cultura do superfaturamento se tornou dominante na maioria das cidades desse país, qualquer lixeira ou bandinha que vai tocar nos festejos dos municípios, SUPERFATURA!
Recordo-me de várias cenas de minha vida, enquanto profissional da saúde, onde tínhamos contato com estas práticas dilapidadoras do bem público; as denúncias sempre terminaram no vazio ou da burocracia ou da impunidade.
Como Marcos Valério pobre e honesto, desacostumado com as heresias do poder público, nunca tendo tido nenhuma benesse deste, fico indignado com tal situação.
Das ambulâncias são 170 ou mais, da merenda escolar outros mais, das carteiras escolares, mais tanto. Dos medicamentos quantos serão?
Essa prática política enraizada no Brasil me lembra a saúva de tantas e tantas histórias, esses formigões dos poderes executivo e legislativo nas várias instâncias nesse país, devem ter punição exemplar.
Ao contrário, quando vemos um Paulo Maluf com chances reais de ser eleito, o que dará ao mesmo uma IMPUNIDADE constitucional; vemos a que ponto chegamos.
Deve-se ter em conta que a justa defesa do direito à expressão de um parlamentar, fundamento básico da democracia, tanto quanto o amaldiçoado hábeas corpus, não podem ser confundidos com a impunidade para crimes comuns, e os adeptos da filosofia: FAZ PARA ROUBAR, são CRIMINOSOS COMUNS e devem ser tratados com mais rigor ainda, pois roubar de crianças indefesas e famintas, de um povo pobre e sofrido deve ser punido com muito mais rigor do que aquele que, por motivos outros, roubam às claras e, normalmente de quem tem condição econômica melhor.

IOGURTE COM SABOR DE SANGUE


Temos visto diariamente a que ponto a antiga, até certo ponto charmosa, propaganda inserida nos programas de TV, chegaram.
No começo, a tentativa de apresentar um produto subliminarmente colocado em uma cena isolada de uma novela ou minissérie ou mesmo em um filme, criando assim, um certo ar de “casualidade” no fato, gerando um aspecto “romântico” da propaganda evolui para uma coisa desastrosa.
Hoje somos obrigados a conviver com cenas cada vez mais ridículas e, muitas vezes até ultrapassando todos os limites do bom senso.
As propagandas inseridas nos programas de televisão, principalmente as apresentadas pelos “garotos propaganda” que interrompem raciocínios, interrompem matérias, inserindo dentro das atrações dos programas, coisas que muitas das vezes irritam e geram um clima paradoxal.
Outro dia, ao assistir, não sei em qual programa, também não interessa muito de tão parecidos são entre si, uma entrevista sobre o derramamento absurdo de sangue em São Paulo, subitamente, a entrevistadora, deu uma reviravolta total e, pedindo um break na entrevista, se vira para uma senhora com voz irritante e convoca-a para fazer propaganda de um produto relacionado a Iogurte, me deixando com um misto de sangue e iogurte na boca.
Outras tantas vezes, somos interrompidos por dois “simpáticos” senhores vendendo uma máquina digital que: ó milagre dos céus, filma, grava som, fotografa e serve de web cam, como se as outras não fizessem o mesmo, pela metade do preço e sem aquele velho apelo: os duzentos primeiros que ligarem... Levando-me a crer que, como já faz mais de um ano que a ladainha se repete, a venda de tal “maravilha” não tem sido muito grande, ou senão isso é caso de propaganda ENGANOSA.
Mas voltando ao mérito da questão, acredito que esse tipo de propaganda, além de extremamente chato, demonstra a que estágio nossa televisão aberta chegou: Aos tempos da Neide Aparecida, tipo década de 60, por aí.
Além de tudo, esse tipo de inserção brusca e sem sentido na programação, demonstra quão fragilizada nossa mídia televisiva está.
Essa sujeição da mesma a um tipo de propaganda agressiva e, muitas das vezes, enganosa ou pelo menos de produtos com utilidade e/ou eficácia discutível, transmite a mim, pelo menos, uma sensação de estar sendo ROUBADO, na concessão que nós, contribuintes brasileiros, demos para um grupo econômico fazer isso.
Outra coisa que me assusta é a venda de horário, numa verdadeira sublocação dessa mesma concessão para programas de diversos naipes, desde venda de produtos eróticos à propaganda religiosa. A situação chega a tal ponto que “a responsabilidade” sobre a apresentação de tais programas é transferida da emissora beneficiária de nossa concessão para o sublocador.
Creio que esse iogurte com gosto de sangue ainda seja, apesar de primário e de mau gosto, ético; mas a sublocação de concessão pública não me parece muito não. Seria um bom foco de discussão sobre até que ponto podem-se transferir essas benesses do poder público para outrem, sob qualquer justificativa, mesmo financeira.
Agora me dê licença que eu vou ali vender uns cogumelos,
Depois do “merchan” a gente volta a conversar...

DA GOVERNABILIDADE

Uma coisa muito importante que não podemos esquecer nesse momento em que a reeleição de Lula se aproxima, cada vez mais de se consolidar já no primeiro turno, através de sinais claros vindos das próprias hostes oposicionistas: a GOVERNABILIDADE.

O maior problema enfrentado nesse primeiro quadriênio de Lula foi, realmente, esse.

Numa análise perfeita feita por José Dirceu e que concordo plenamente, o grande erro foi não ter feito um acordo mais profundo de compromissos com o PMDB.

O PMDB é, sem sombra de dúvidas, o maior partido do país e tende, nas próximas eleições, não só manter esse posto, com ampliar seu poderio.

As várias facetas do PMDB podem parecer incongruentes, mas ninguém pode negar sua força e importância tanto hoje como sempre.

É o maior partido das pequenas e médias cidades, onde o PT não consegue crescer, mercê de suas origens ligadas ao sindicalismo, às universidades e aos movimentos de base, primordialmente de origem nas maiores cidades.

O PMDB tem um grande número de vereadores e prefeitos além de, provavelmente, surgir nessas eleições como o grande vencedor nas eleições para o Legislativo, portanto deve ser tratado como um legítimo representante da sociedade, tanto quanto o PT; sendo que, se um reflete os grandes núcleos urbanos, o outro é o mais fiel retrato das pequenas e médias cidades.

Nesses quatro anos, aprendemos várias lições, desde a primordial de que uma andorinha não faz verão até a de que, precisamos ter um projeto único, de interesse da população para a melhoria de vida dos mais humildes, ideal comum entre ambos os partidos.

Claro que temos os nossos aliados consangüíneos; PSB e PCdoB, irmanados desde sempre com nossa luta; porém não custa lembrarmos que o próprio PCdoB, num ato mais coerente se coligou com o PMDB nas eleições para os Governos Estaduais, tanto em 1982 quanto em 1986, sendo um fator preponderante para a eleição de vários comunistas que nos ajudaram a construir esse nosso projeto de SOCIALISMO.

As associações com outros partidos devem ser estimuladas, mas não tanto a nível PROGRAMÁTICO COMO com os partidos supracitados; não podemos abrir mão disso, sob pena de termos que ceder para outras vertentes nem tanto afinadas conosco.

O ceder para o meio termo mais lúcido e coerente, na maioria das vezes, é de primordial importância para que possamos concluir vários dos programas iniciados nesse primeiro mandato de Lula; além disso, não podemos nos esquecer o quanto foi doloroso termos que ver um presidente “aliado” tentando, de todas as formas e por motivos altamente escusos, tentar nos destruir a qualquer preço.

Quanto à Vice-Presidência, creio ser José Alencar o nome mais coerente; não somente pelo fato de ser meu conterrâneo de Muriaé-MG, mas também por ser o ponto de equilíbrio entre o Governo e o Empresariado, além de poder dar maior liberdade de ação a Ciro Gomes, que creio ser um excelente nome, associando-se a alguém do PT, ou do próprio PMDB, com Ciro no PT ou no próprio PMDB, para a sucessão de Lula, já que a briga aí vai ser mais ferrenha, não tenham dúvidas.

A hora é de somarmos com o que pode nos ajudar a crescer e não repetirmos os erros cometidos quando da opção por não dar ao PMDB o seu verdadeiro valor, como maior partido do país que é, e que não podemos esquecer.

A possibilidade de termos uma oposição mais aguerrida é real, já que, se o nosso modelo SOCIALISTA continuar na vertente que se mostra a que se melhor para a diminuição das desigualdades sociais, deveremos ter “chumbo grosso”.

É Lula agora e o SOCIALISMO SEMPRE, E PARA ISSO PRECISAMOS DE UMA AGENDA COMUM COM O PMDB, POIS, SE ESSE É O MAIOR PARTIDO DO PAÍS É TAMBÉM E COM JUSTIÇA, UM FIEL E IMPORTANTÍSSIMO REPRESENTANTE DESSE, TANTO QUANTO O PT.