quarta-feira, julho 26, 2006

O vento que venta lá...

Uma das coisas que me deixam intrigados é a tentativa de se criar uma imagem do presidente Lula como se fosse um ignorante, um incapaz.
Quando me recordo da eleição de Ronald Reagan à presidência norte americana e sua reeleição, isto me parece contraditório.
Não se pode deixar de lembrar também o “Exterminador do Futuro”, Arnold, atual governador da Califórnia.
Pode-se não gostar de Lula por vários motivos, mas a acusação torpe de que ele seja ignorante e despreparado e seria esse a causa de um possível desequilíbrio governamental é absurda e denota não tão somente o preconceito, mas também a discriminação.
O fato de termos um pseudo intelectualismo disseminado e arraigado na nossa cultura, com uma eterna subserviência de uma classe média a uma elite econômica gera situações desse naipe.
Engraçado que ninguém comenta sobre o grau de instrução do nosso vice Presidente, cuja universidade cursada foi a mesma de Lula.
O fato de termos um curso superior nos prepara para determinada área do conhecimento e não para o conhecimento global, embora a cultura e a educação sejam substratos importantes para o crescimento global do cidadão, embora não essenciais.
Se observarmos a inteligência em suas diversas matizes, um gênio como Pelé e Schumacher, melhor que qualquer doutor, são os maiores em suas áreas de atividade.
Assim como, para se ser gênio na música, assim como o foi Baden Powel, não há a necessidade de se conhecer profundamente a teoria musical, embora a capacidade seja potencializada pelos estudos. Nesse ano, comemoramos Mozart que, aos cinco anos de idade, não tinha cursado nenhuma universidade de música, e era um mestre maior que todos os professores reunidos.
Obviamente, a política é uma arte e destarte exercer a política necessita de dom; e isso, inegavelmente, Lula tem.
Assim como outros nomes da história da humanidade, de Abraham Lincoln a Adolf Hitler, isso falando sem preconceitos...
Querer atingir Lula por este flanco demonstra a incapacidade de coordenação de idéias e de argumentação.
Ao entrar em um centro cirúrgico, obviamente ficarei mais tranqüilo se o meu anestesista for Alckmin, se for Lula o profissional que for me anestesiar, te garanto que saio correndo.
Agora, os resultados econômicos dos dois governos demonstram uma diferença cabal entre as EQUIPES DE TRABALHO de ambos.
Obviamente, toda moeda tem duas faces, há os que acham que houve uma queda da qualidade de vida, que houve uma “roubalheira” ímpar.
Mas peço, com toda a humildade dos ignorantes, que me apontem, com números e datas a famosa “maior corrupção da História do Brasil”.
Seria muito bom se alguém pudesse dizer o volume de dinheiro e as fontes de onde vieram tais fortunas.
Não quero justificar um erro com o outro mas ver representantes dos “honestos e íntegros” governos tucanos despejarem essa bazófia sem comprovarem nem demonstrarem volume e origem me deixam um tanto quanto intrigado.
Não sou filiado a partido político algum, não falo em interesse próprio, aliás a classe média continua pagando a conta mas, dessa vez, através de alguns programas sociais de importância fundamental, como o PROUNI, o FIÉS, o PRONAF, o Luz Para Todos entre outros, me dão a certeza de que meus impostos estão sendo melhor investidos.
Como alguém disse, “é melhor que os bancos tenham maiores lucros, a partir de uma maior circulação de dinheiro do que se retirar dinheiro do povo para salvar as instituições financeiras”.

Tucanolândia capítulo 21 - Bom vendedor, com certeza, mas gerente...

No Reino da Tucanolândia, de repente, da noite para o dia, ocorreu um surto de privatizações inéditas na História da Humanidade, uma verdadeira liquidação, tudo a preço de banana.

Uma queima de estoque que trouxe compradores de todas as partes do mundo, negócio de pai pra filho, uma verdadeira mamata...

Melzinho com chupeta, como diziam os comerciantes da 25 de março, rua famosa em Sampa, capital de Saint Paul.

Assim como na 25 de março, os preços das mercadorias eram absurdamente mais baixos do que os de mercado, num milagre típico da Tucanolândia, assim como o “milagre econômico” da década de 70, tivemos o milagre da queima de estoque.

Bancos, empresas de Telefonia, distribuidoras de energia elétrica, estradas de rodagem, tudo entrava no mostruário da lojinha de Dom Fernando.

Dom Gerald Aidimin não poderia ficar para trás, tinha que fazer umas negocinhas em Saint Paul.

Ter mercadoria, eu vender, afirmava com o sorriso aberto, nosso mascate paulistano.

Pois bem, em cinco anos de vendas, o Governador obteve um lucro muito bom, com trinta e dois bilhões e novecentos milhões de reais de faturamento sendo que, somente o setor energético deu uma receita de quase vinte e quatro bilhões de reais.

Essa grana toda, deixou todo mundo alvoroçado e feliz da vida com dom Gerald, inegavelmente um bom vendedor.

Mas, como nada é perfeito e não se pode exigir a perfeição de ninguém, ao frigir dos ovos, a realidade que se mostrava era bem outra...

Ao se constatar a dívida pública, motivo para o qual se fizeram as liquidações, essa estranhamente aumentou!

A dívida crescera de trinta e quatro bilhões de reais em 1994 para cento e trinta e oito bilhões de reais em 2004. Se descontarmos a inflação, o aumento foi de 33,5%!.

Isso, apesar de Dom Gerald ter liquidado dois terços do patrimônio público da província.

Agora, Dom Gerald argumenta que é um excelente gerente...

Pobre Dom Gerald, a gente quando tem uma deficiência deve escondê-la e não tentar fazer a apologia dela.

Dom Gerald, como demonstrado acima, é um EXCELENTE VENDEDOR mas, gerente... Aí é outra história...